Home » Principais Dúvidas » Imoral ou amoral

Imoral ou amoral

Pretende entender em todos os seus detalhes a melhor maneira para usar as palavras Imoral ou amoral? Compreenda os detalhes sobre este assunto em seguida neste artigo.

Imoral ou amoral

Ao considerar a Língua Portuguesa as duas palavras em análise existem e podem ser utilizadas mas com cuidado já que tem significados diferentes para a sua aplicação em frases.

A palavra imoral é originada através da derivação prefixal na qual o prefixo i- é acrescentado ao substantivo masculino moral indicando neste caso uma ação contrária ao sentido original da palavra.

Neste caso a expressão imoral é usada para indicar que alguma pessoa ou alguma coisa atua de maneira contrária ao que as normas éticas, morais e de decência determinam.

Já a palavra amoral, por sua vez, também é formada por meio de derivação prefixal com o acréscimo do prefixo a- ao substantivo original moral mudando também o sentido no qual originalmente é feito.

Com relação ao seu significado esta palavra deve ser utilizada para fazer indicação de uma pessoa que não possui nenhum conceito moral sendo neutra neste sentido.

As palavras imoral e amoral podem ser usadas, respectivamente, como substantivo e adjetivo uniforme porque tem a mesma forma de escrita para o gênero masculino e feminino.

Exemplos:

*Esta cantora tem um comportamento muito imoral.

*Você é um imoral que envergonha a nossa família com seus comportamentos.

*As pessoas mais conservadoras ficaram impressionadas com os conceitos amorais deste cientista.

*Certas comunidades no mundo são amorais por desconhecerem os preceitos relacionados com este assunto.

Sinônimos de imoral ou amoral


Para que você compreenda melhor o uso destas palavras veja algumas expressões com significados semelhantes a elas.

No caso de imoral podem ser usadas palavras sinônimas como:

*Obsceno

*Indecente

*Depravado

*Descarado

*Desrespeitoso

Quanto a amoral podem ser usadas expressões com sentidos semelhantes como:

*Alheio à moral

*Indiferente à moral