Hipocrisia ou Hipocresia

Está interessado em ficar por dentro das regras e significados das palavras hipocrisia ou hipocrisia como forma de melhorar seu português? Vamos abordar este assunto de maneira mais detalhada a seguir neste texto.

Hipocrisia ou Hipocresia

A maneira adequada para conseguir usar estas palavras consiste na escrita hipocrisia, sendo que a palavra hipocresia está inadequada e não deve ser utilizada.

De acordo com as regras do português a palavra hipocrisia é originada da expressão grega hypokrisía e por isso a sua terceira sílaba deve ser sempre escrita com a letra “i” e nunca com a letra “e”. Esta regra é válida também para as palavras cognatas à hipocrisia como hipócrita e semelhantes.



Esta palavra é classificada como um substantivo feminino devendo ser aplicado em frases e orações para indicar a atitude de determinada pessoa que é falso, fingido, hipócrita ou atitudes semelhantes a estas. Pode ainda ser usado para indicar o ato de fingir sentimentos e intenções bondosas que na verdade não possui fingindo sentimentos inadequados.

Exemplos:

*A hipocrisia é um mal que está se alastrando cada vez mais na sociedade atual.

*É preciso que você seja sincero e deixe esta hipocrisia de lado.

*Os políticos tem atitudes de hipocrisia de forma constante o que leva à descrença em seus discursos e comportamentos.