Expresso ou espresso

Descubra a forma correta da escrita expresso ou espresso e alguns exemplos práticos de usar a palavra.

Expresso ou espresso

Em relação ao café, o melhor é o uso da palavra expresso, pois a palavra espresso não está no dicionário português, portanto ela é um estrangeirismo. Espresso é a forma original da palavra na Itália, mas pode ser usada em contextos específicos, porém desde que seja identificada como sendo uma palavra estrangeira.




Alguns exemplos:

  • Gostaria de um expresso.
  • Por favor, pode me dar um café expresso?
  • Lá na Itália eles servem um espresso muito gostoso.

No caso, a palavra expresso é bastante usada no português e possui muitos significados. Existem dicionários que assimilam a palavra a acepção de uma dose individual de café, esta feita sob pressão na máquina elétrica. Também está direcionarizada a acepção ao se referir ao café expresso, um café que é preparado de modo mais rápido.

Fora do âmbito do café, a palavra espresso está errada, onde o correto é apenas a palavra expresso e isso para indicar um substantivo, um adjetivo ou uma forma verbal.

Se verbo, a palavra expresso é uma forma conjugada do verbo expressar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo “eu expresso”. Também é o particípio irregular dos verbos exprimir e expressar.




Alguns exemplos:

  • Eu não me expresso bem e ponho tudo a perder. (presente do indicativo)
  • O comunicado foi expresso pelo diretor essa semana. (particípio)

Como substantivo, expresso se refere a um trem direto e rápido, ou seja, que não para em estações intermediárias. Como adjetivo, representa o que é ligeiro e rápido, explícito e manifesto, taxativo e categórico.

Alguns exemplos:

  • Gostaria de poder viajar um dia pela rota do Expresso do Oriente. (substantivo)
  • Essa é uma encomenda que será enviada pelo serviço expresso do correio. (adjetivo)