Home » Como Escrever » Enxaguar ou enchaguar

Enxaguar ou enchaguar

Está com dúvida sobre como se escreve: enxaguar ou enchaguar? Veja o correto aqui.

Enxaguar ou enchaguar

A maneira certa de escrever a palavra enxaguar ou enchaguar é enxaguar, portanto a palavra enchaguar está incorreta. Isso porque o verbo enxaguar indica o ato de passar o objeto pela água, tanto para lavar superficialmente como para tirar todo o sabão. Enxaguar é o ato usado para lavar roupa, carro, louça, entre outros.

Alguns exemplos:

  • Agora só falta enxaguar a louça.
  • Você terá que enxaguar a roupa, pois a máquina quebrou.

As pessoas cometem o erro em escrever a palavra com “x” ou com “ch” devido o fato da consoante “x” assumir um valor de “ch” ao aparecer no início ou no meio da palavra. Para entender, enxaguar vem do latim exaquare e por isso deve ser escrito com a letra x.

Fora essa regra, as regras do português mostram que o x deve ser usado após a sílaba inicial em-: enxoval, enxaguar, enxada, enxame, entre outros. Porém há exceção nas palavras: encharcado que vem de charco e encher, assim como seus derivados: enchente, enchimento e outros.

O verbo enxaguar tem dois paradigmas de conjugação, mas com pronúncias diferentes:

  • Formas rizotônicas com acento no u e sem a existência de um acento para marcar tonicidade, como: enxaguas, enxaguam, enxaguo, entre outras. Muito usado em Portugal.
  • Formas rizotônicas com acento no a, com existência de um acento para marcar tonicidade: enxágua, enxágue, enxáguo, entre outras.