Home » Principais Dúvidas » Entre mim e ti ou entre tu e eu

Entre mim e ti ou entre tu e eu

Gostaria de ficar por dentro da melhor forma de usar as expressões entre mim e ti ou entre tu e eu? Conheça a sua formação, significados e também as regras gerais relacionadas com o seu uso.

Entre mim e ti ou entre tu e eu

Estas duas expressões são duas das principais causas de confusão no uso das mesmas no português, mas a única forma correta é entre mim e ti, sendo que o formato entre eu e tu está incorreto e não deve ser usado.

A explicação relacionada com este assunto é muito simples porque as palavras “eu” e “tu” são classificadas como pronomes pessoas retos enquanto “mim” e “ti” são classificados como pronomes pessoais oblíquos tônicos.

Ao considerar esta classificação é preciso ter em mente que de acordo com o português culto somente as palavras classificadas como pronomes pessoais oblíquos tônicos podem ter uma preposição antes deles.

Além disso, os pronomes com este tipo de classificação podem ser usados somente quando o substantivo na frase apresenta a função de objeto indireto e por isso com a preposição entre cabem apenas os usos de pronomes pessoas que sejam oblíquos em sua utilização como mim e ti.

O uso dos pronomes eu e tu deve ser apenas para substituírem um substantivo que na frase tenha a função de sujeito podendo ser antecedidos de preposição, mas apenas quando depois ocorrer uma ação indicada no período.

Exemplos:

*O amor entre mim e ti é maior do tudo nesta vida.

*Esta questão deve ser resolvida apenas entre mim e ti sem maiores interferências.

*Não vai haver mais nada entre mim e ti e ponto final.

*A situação entre mim e ti se tornou insustentável e por isso vou embora de uma vez por todas.