Ela mesma fez ou ela mesmo fez

Pretende compreender a melhor forma de usar as expressões ela mesma fez ou ela mesmo fez? Saiba os principais detalhes relacionados com este assunto em seguida neste artigo.

Ela mesma fez ou ela mesmo fez.

Ao ponderar com relação a este assunto específico das duas expressões consideradas neste artigo, a única forma correta é “ela mesma fez”, sendo que a formação “ela mesmo fez” é incorreta e não pode ser usada.

A grande questão neste assunto se refere à palavra mesmo a qual é originada da expressão em latim metipsimus podendo ser usada com diferentes formas de classificação como advérbio no qual é invariável , conjunção, pronome, adjetivo ou ainda substantivo.

Na expressão em análise a sua indicação está relacionada com a indicação de sentido próprio e neste caso a palavra mesmo é usada como um pronome demonstrativo que reforça a indicação apresentada e por isso varia de acordo com o sujeito da ação.

Por isso, ao colocar a palavra ela o pronome mesmo deve concordar com este outro pronome reto e nesta situação deve ser conjugado no feminino se tornando a palavra mesma para que a expressão fique correta.

Ainda com relação à palavra mesmo é preciso tomar cuidado porque ela não pode ser usada para substituir um pronome pessoal e nestes casos a sua aplicação deve ser trocada por um outro pronome desta classificação.

Exemplos:

Ela mesma fez a organização de sua casa após a mudança de casa.

Eu cheguei ao local e percebi que ela mesma fez as ações para resolver os problemas existentes.

Elas mesmas fizeram tudo para agradar os seus filhos no dia de seu aniversário.

Tudo está perfeito na organização da festa de minha irmã e ela mesma fez as honras da casa no momento de receber os convidados que chegavam.