Home » Como Escrever » Dicas para melhorar a interpretação textual

Dicas para melhorar a interpretação textual

A interpretação textual é bem mais que apenas ler um texto, é entender, compreender o que o autor quis passar ao escrever. Pensando dessa forma, você saber interpretar um texto? Veja a seguir dicas para aprender ou melhorar a sua interpretação textual.

Com o crescente aumento das redes sociais, encontramos muitas pessoas que interpretam o que leem da forma como querem, sim como querem! Essas pessoas conseguem ler, mas não conseguem compreender o que o texto tenta passar, são as chamadas analfabetas funcionais.

Saindo das redes sociais, encontramos um grande número de pessoas que ficam preocupadas com a interpretação textual porque desejam fazer um concurso público e como todos sabem todo concurso tem interpretação textual, basta olhar a prova do Enem, que é basicamente interpretação de texto. Veja a seguir dicas para melhorar a interpretação textual.

Dicas para melhorar a interpretação textual

Vamos conhecer as dicas para melhorar a interpretação textual.

  • Leia constantemente

A dica pode parecer boba, mas a melhor forma de aprender a interpretar um texto é lendo. Por isso, quanto mais ler, melhor será para você.

  • Procure um lugar calmo e tranquilo

Provas são feitas em ambientes calmos e tranquilos, por isso, procure ler em ambientes que sejam assim também. Evite escutar música ou mesmo uma televisão ligada, qualquer som pode atrapalhar esse momento.

  • Tenha calma e leia devagar

Você já deve ter escutado: “O apressado come cru” e esse ditado vale para quem está lendo também. Ler rapidamente é apenas para quem já tem a prática necessária, enquanto estiver na fase de desenvolvimento, procure ler devagar e pausadamente, lembre-se que o texto não sairá correndo.

  • Leia quantas vezes for necessário

E por fim, leia e releia sempre que achar necessário, ler muitas vezes o mesmo texto pode ser cansativo, mas vai garantir um melhor entendimento do texto.

Com todas essas dicas, você já pode começar a melhorar a sua interpretação textual e assim fazer boas provas no futuro, mas principalmente, compreender tudo o que vir a ler!