» » Descrição ou discrição: Quando usar? Com E ou I?

Descrição ou discrição: Quando usar? Com E ou I?

Tanto Descrição quanto Discrição são termos considerados corretos de acordo com as normas padrões do nosso idioma, o português. Nesse sentido, ambas podem ser utilizadas, desde que se atente ao uso.

 

Isso porque, apesar de similares, possuem sentidos opostos, devendo ser empregadas em diferentes contextos. Abaixo, entenda melhor sobre e ainda confira exemplos:

Descrição ou discrição?

Descrição e discrição estão presentes na mesma classe gramatical, isso porque ambos são substantivos. Ou seja, um termo não é nem mesmo uma forma variada do outro, não apresentando semelhanças em seus respectivos sentidos.

 

Para além da presença da vogal E ou I, há consideráveis diferenças no significado delas. Por isso, seguimos explicando individualmente cada palavra abaixo, para que compreenda ainda melhor.

Veja Também: Discriminar ou descriminar?

Quando usar Descrição?

O substantivo descrição, por sua vez, faz referência ao detalhamento de algo. É uma variação do verbo descrever e, de fato, faz menção ao que é especificado por meio de palavras que explicam determinado assunto ou ação.

 

Exemplos com Descrição:

  • De acordo com a descrição das vítimas, os bandidos possuem entre 17 e 20 anos.
  • Na descrição do Whatsapp, sempre uso frases marcantes.

 

Quando usar Discrição?

Enquanto isso, discrição possui sentido similar ao adjetivo discreto, expressando assim a qualidade do que é reservado, modesto. Assim, se refere ao que não chama muita atenção, podendo passar despercebido.

 

Exemplos com Discrição:

  • Para não ser visto, basta agir com discrição.
  • Eu esperava discrição, mas logo você chamou a atenção de todos para o assunto.

Atualizado em: 09/11/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente