Conspurcar ou compuscar

Não tenha mais dúvidas sobre como escrever conspurcar ou compuscar. Conheça a forma correta aqui.

Conspurcar ou compuscar

A maneira correta de escrever conspurcar ou compuscar é conspurcar, portanto a palavra compuscar está errada. Conspurcar é um verbo que se refere ao ato de sujar, principalmente no caso de algo precioso e que deve ser conservado. A palavra significa também o ato de difamar e desonrar, que atinge a integridade de uma pessoa.

Ainda indica o ato de perverte, corromper e aviltar, fazendo com que alguém ou algo perca suas qualidades, como o respeito, a dignidade, a integridade, a honra, entre outros.

Alguns exemplos:




• Você não deve conspurcar a mente dela com a sua imoralidade.
• Não tente conspurcar minhas fotos com suas mãos sujas.
• Esse filme é ideal para conspurcar a integridade de qualquer pessoa.

A origem do verbo conspurcar vem do latim “conspurcare” e precisa ser escrito com este étimo latino, assim como as suas formas conjugadas e palavras cognatas. O erro acontece pelo fato de ser uma palavra difícil de ser pronunciada e isso induz os falantes ao erro.

As palavras da mesma família de conspurcar são: conspurcado, conspurcar, conspurcável, conspurcação, conspurcador, entre outras.

Conspurcar é uma palavra sinônima de manchar, corromper, manchar, perverter, difamar, desonrar, macular, caluniar, aviltar e outras.