Cheque ou xeque

Possui questionamentos sobre a forma adequada para utilizar em textos as palavras cheque ou xeque? Elimine suas dúvidas lendo as informações mostradas a seguir.

Cheque ou xeque

As duas expressões em análise existem no Português e estão corretas em sua grafia podendo ser utilizadas, mas em contextos diferenciados de acordo com seu sentido.

Em primeiro lugar, a palavra cheque consiste em um substantivo com origem na palavra inglesa Check que foi aportuguesado a partir das regras típicas da língua portuguesa. O seu significado se refere a uma ordem de pagamento com equivalência ao dinheiro em espécie.

No que tange à palavra xeque sua origem vem da língua árabe na expressão específica xah e que por isso é preciso sempre ser escrita com x em sua primeira sílaba podendo ser utilizada como referência ao xeique que é um chefe do povo muçulmano.




Pode ser utilizada ainda para indicar um chocalho contendo em seu interior sementes bem como a existência de uma situação perigosa.

Estas duas palavras são classificadas como Homófonas porque tem a mesma pronúncia mas contam com uma escrita diferenciada e significados diversos entre si.

Exemplos:

*O pagamento das compras pode ser feito com cheque ou cartão de crédito.

*Preciso ir buscar meu cheque que voltou por estar sem fundos.

*A sua pergunta coloca em xeque a nossa amizade.

*O xeque entre os muçulmanos é uma autoridade relevante.