Chatice ou chatisse

Está querendo ficar por dentro de todos os detalhes para usar sem mais erros as palavras chatice ou chatisse? Então fique atento ao texto em seguida e aprenda tudo o que vai ser mostrado.

Chatice ou chatisse

Para uma escrita adequada a forma indicada com relação a estas palavras é chatice e, por isso, o formato chatisse é incorreto não existindo na Língua Portuguesa.

Esta palavra vem por meio de derivação sufixal com a inclusão na palavra primitiva chato do sufixo “ice” devendo, por isso, ser sempre escrita com c e nunca com ss em sua terceira sílaba transformando o adjetivo chato no substantivo chatice.

Este substantivo feminino deve ser usado para indicar a situação, coisa ou pessoa que é chato ou ainda que causa algum tipo de aborrecimento quando acontece.



Exemplos:

A minha vida está se tornando uma chatice de tanta rotina.

Eu achei uma verdadeira chatice ficar esperando tanto tempo pelo espetáculo.

Os meus pais são cheios de chatices que não consigo entender.*Este trabalho que estou fazendo para a faculdade é uma chatice inútil.

Sinônimos de chatice ou chatisse

Veja a seguir algumas palavras que funcionam como sinônimos de chatice com sentido igual ao desta palavra podendo ocorrer a substituição entre elas:

Agastamento

Aborrecimento

Chateza

Amolação