Cassação, cassassão ou caçação

A língua portuguesa está repleta de peculiaridades, e isto se reflete diretamente nas questões referentes a grafia e ao vocabulário. Dentro deste contexto, uma das palavras que geram mais dúvidas é o termo cassação, que não raro aparece escrito como cassasão ou caçação. Entretanto, só uma das formas está correta, por isto saiba como escreve-la a seguir e tire as dúvidas que você possa ter.

Cassação, cassassão ou caçação

A forma certa de escrever esta palavra é cassação, o termo utilizado para se referir a uma punição jurídica que tira de uma pessoa o direito de ocupar algum cargo público ou ser eleito para qualquer outra função por um determinado período de tempo. Sua derivação se dá a partir do verbo cassar, que se difere do “caçar” referido ao ato de perseguir animais silvestres para mata-los ou captura-los vivos. Portanto, as palavras cassassão e caçação estão incorretas.

Algumas dicas




Para não errar ou se confundir na hora de escrever a palavra cassação, lembre-se de uma regra simples e eficiente. Este termo é formado a partir de derivação de sufixo, sendo acrescentado o “ção” ao verbete cassar. Deste modo, a palavra resultante desta combinação é um substantivo aplicado ao significado que foi explicado ac, que sugere ação ou o resultado da própria ação.

Se você tiver alguma dúvida com esta ou com qualquer outra palavra, não hesite em recorrer ao dicionário para saber a forma correta de escreve-la. Fazer leituras regulares também pode auxilia-lo bastante na hora de saber como escrever certos verbos. Por isto, na próxima vez em que precisar saber a forma certa do termo cassação, lembre-se destas dicas e não haverá nenhum erro. Com o tempo, este e qualquer outro vocábulo que tiver dificuldade virá certo em sua cabeça de forma simples e automática.