Home » Dúvidas » B » Bullyng, buling, bulling ou bullying

Bullyng, buling, bulling ou bullying

Você fica em dúvida sobre escrever bullyng, buling, bulling ou bullying? Veja aqui a maneira correta da escrita.

Bullyng, buling, bulling ou bullying

A maneira correta da palavra é bullying, portanto bullyng, buling e bulling estão incorretas. Bullying é de origem inglesa e indica um conjunto de intimidações, ameaças, agressões e maus-tratos psicológicos e físicos a uma pessoa mais fraca, onde o intuito do agressor é o de intimidar, humilhar e maltratar de forma repetitiva.

Bullying é um estrangeirismo, onde é mais indicado ser escrito em itálico e entre aspas, pois assim indica a sua condição estrangeira.

Veja alguns exemplos de frases com Bullying:

  • Nessa escola é proibido bullying, pois quem cometer terá um castigo à altura.
  • Aumentou os casos de bullying virtual.
  • As vítimas de bullying poderão contar com todo auxílio da justiça.

É importante saber que são muitos os tipos de bullying, como o virtual, físico, sexual, verbal, material, psicológico e outros.

Em alguns estrangeirismos, utilizamos as palavras em suas formas originais, como é o caso de mouse, shopping e outras. Mas em outros casos, usamos as formas aportuguesadas, como boxe, batom, entre outras. No caso de bullying, usamos em sua forma original, já que não existe uma forma aportuguesada para essa palavra.

É fato que alguns tentaram aportuguesar essa palavra, como em bulir, bolinar e bulingar, porém não convenceram, ficando como bullying mesmo.