Beringela ou berinjela

Um fruto, parente do pimentão, gera muitas dúvidas quanto a sua escrita correta. Afinal, seria beringela ou berinjela? Entenda aqui como se escreve.

Beringela ou berinjela

Em teoria, ambas as formas estão corretas, porém berinjela é maneira certa para o português do Brasil, enquanto beringela é usada em Portugal.

Origem e significado da palavra berinjela


A berinjela é um fruto de origem indiana e a origem do nome advém do persa badnjan, derivado por sua vez do árabe badinjanã. Ela é muito sensível a baixas temperaturas e por isso é cultivada durante todo o ano em climas quentes e apenas em épocas de calor para regiões mais frias.

Em sua origem na língua portuguesa a palavra berinjela era escrita com a letra “g” (regra que foi mantida pela língua em Portugal), mas, estudos mais aprofundados sobre suas raízes árabes geraram uma evolução na qual o “g” foi substituído pelo “j”. No caso das duas nações, apenas o Brasil se adaptou.

Esta mudança não muda a sonoridade da palavra, uma vez que as letras “g” e “j” quando acompanhadas das vogais “i” e “e” tem as mesmas características fonéticas.

Pertence a família solanáceas e é muito reconhecida pelos inúmeros benefícios a saúde do ser humano de forma geral, mas é principalmente procurada por aqueles que almejam perder alguns quilos. Possui coloração arroxeada na casca, por fora, e polpa esbranquiçada. Em alguns casos ela pode ser usada como exemplo de cor.

Exemplos de frases com a palavra berinjela

– Comprei ontem um vestido cor de berinjela.

– O suco de berinjela é uma excelente arma no auxílio do emagrecimento.

– Não tem nada mais gostoso que pasta de berinjela.

– Aquele rapaz se parece com uma berinjela.

– Meu braço está roxo como uma berinjela.