Home » Dúvidas » A » Anti-inflacionário ou antiinflacionário

Anti-inflacionário ou antiinflacionário

Escreva corretamente as palavras anti-inflacionário ou antiinflacionário e siga alguns exemplos.

Anti-inflacionário ou antiinflacionário

A maneira correta de escrever as palavras anti-inflacionário ou antiinflacionário é anti-inflacionário, portanto antiinflacionário está incorreto no Novo Acordo Ortográfico. anti-inflacionário é um artigo que refere-se a algo ou alguma coisa que age contra a inflação, ou seja, que luta contra o excesso de aumento dos preços.

Alguns exemplos:

  • Foi decretado uma política anti-inflacionário na agricultura.
  • A consolidação da economia terá um ajuste anti-inflacionário.
  • O governo tomará medidas anti-inflacionário urgentemente.
  • A notícia do ato anti-inflacionário saiu no jornal desta quinta-feira.

Anti-inflacionário é formada por meio de derivação prefixal. Isso significa que é acrescentado um prefixo na palavra existente, o que altera seu sentido, como: anti + inflacionário. Anti indica uma oposição, ação contrária à inflação. O hífen é usado quando o prefixo termina com a mesma letra do início da segunda palavra ou quando ela inicia com “h”.

Alguns exemplos: anti-inflamatório, anti-higiênico, anti-inflacionário, entre outros. Para todas as outras situações, o prefixo então fica escrito juntamente à palavra que já existe. Porém, nas formações onde o prefixo termina com vogal e sua segunda palavra inicia com consoantes “s” ou “r”, elas precisam ser duplicadas, como: antivírus, antissocial, anticoncepcional, antirrugas e muitos outros.