A omelete ou o omelete

Veja aqui a maneira correta de escrever: a omelete ou o omelete.

A omelete ou o omelete

Para a palavra omelete não existe um consenso acerca do gênero dela. Podemos encontrar em alguns dicionários que esse é um substantivo feminino, mas também em outros que é um substantivo comum para os dois gêneros.

Então, podemos dizer que a palavra omelete pode ser usada tanto para a forma masculina como para a forma feminina, ou seja, “a omelete” e “o omelete”. Isso porque a palavra omelete faz referência a ovos batidos e fritos com algumas gostosuras dentro, como opções de recheio, que pode ser de queijo, de legumes, carnes, presunto, atum, entre outros e após, dobrada ao meio ou em formato de um envelope.

Exemplos de frases:



  • Eu faço um delicioso omelete de queijo com presunto;
  • Eu faço uma deliciosa omelete de queijo com presunto;
  • Vou preparar uma omelete de legumes, você aceita?
  • Vou preparar um omelete de legumes, você aceita?
  • Que tal uma omelete de queijo com frango?
  • Que tal um omelete de queijo com frango?

Omelete é uma palavra que se originou da palavra em francês omelette. No português, as palavras francesas que terminam com “ette”, assumiram as terminações em “ete” ou em “eta”, como por exemplo, omeleta e omelete; raqueta e raquete, além de outras.

Sinônimos de a omelete ou o omelete

A omelete ou o omelete é uma palavra sinônima de fritada, omeleta e tortilha.

Curiosidade

Embora os dicionários afirmam que omeleta é uma variante de omelete e que é correto dizer omeleta, ela é uma palavra pouco usada pelas pessoas. Essa palavra pode encaixar perfeitamente na frase: “Vou fazer uma deliciosa omeleta de presunto e queijo”, porém é quase uma raridade ouvir “omeleta” numa frase.

E aí, vai uma omelete de legumes?