Normatizar ou Normalizar

As duas palavras existem e estão corretas. O uso do verbo normatizar está mais voltado para o sentido de estabelecer padrões e normas. Normalizar é mais utilizado ao indicar algo que volta à realidade. Apesar disso, as duas palavras são consideradas …

Previnir ou Prevenir

A maneira certa de escrever é prevenir. A palavra previnir está incorreta e não deve ser usada. As dúvidas sobre como usar a palavra com E ou I surgem porque, embora a forma no infinitivo seja escrita com a vogal E e …

Escrevo Números por Extenso ou Não?

Para saber se você deve escrever números por extenso ou não em um texto, basta seguir algumas dicas simples! Existem algumas diretrizes que determinam quando você deve escolher um ou outro caso para que seu texto fique dentro das normas …

O uso do Diminutivo na Língua Portuguesa

As palavras em diminutivo têm mais funções do que podemos imaginar. Podem expressar afetividade, modéstia, desprezo ou amabilidade, e isso depende do contexto em que são utilizadas. Exemplos: Mãezinha, faz um bolo de chocolate para mim?; Você pode me dar …

Gerundismo – Vício de Linguagem

Gerundismo é o ato de utilizar o gerúndio em excesso, ou seja, usar muitas palavras com a terminação ndo: indo, falando, fazendo, chegando, jogando, etc. O que é Gerúndio? O gerúndio nada mais é do que uma forma nominal do verbo …

Contêm ou Contém

Ambas as palavras existem e estão corretas. A diferença é que contêm, com acento circunflexo, está na terceira pessoa do plural. Contém, com acento agudo, está na terceira pessoa do singular. É por isso que as duas são utilizadas em situações específicas, …

Min ou Mim

Quando se trata do pronome pessoal oblíquo, a maneira correta de escrevê-lo é mim, como nas frases: “Quero esse sapato para mim”, “Esse texto foi feito por mim”. A palavra min também existe na língua portuguesa e é a forma abreviada …