Sequer ou nem sequer

Entre as palavras que geram dúvida no seu uso adequado, podemos citar, com certeza, a questão que permeia as palavras sequer ou nem sequer. Mas, de acordo com a gramática normativa, “nem sequer” é utilizada para indicar negação, mas com … Leia mais…

Read More

Ressuscitou, ressucitou ou ressussitou

As três formas acima (ressuscitou, ressucitou ou ressussitou) são comumente utilizadas para dar significado à palavra. No entanto, apenas uma delas está correta, sendo ressuscitou a maneira aceitável de grafia. Assim, tanto a palavra ressucitou quanto ressussitou estão erradas. Ressuscitou … Leia mais…

Read More

Remedeia ou remedia

Na dúvida de uso das palavras remedeia ou remedia, saiba que remedeia é a forma correta de utilização da palavra. Abaixo, entenderemos o porquê dessa diferenciação. Primeiramente, a palavra remedia está incorreta porque a sua conjugação não é essa. Remedeia, … Leia mais…

Read More

O que é uma redação técnica

Para compreender, primeiramente, o que é a redação técnica, podemos separar ambos os termos para, assim, fazer uma distinção específica de cada, explorando os seus devidos significados: Redação é a palavra que traduz o ato de redigir. É com a … Leia mais…

Read More

Mandamentos para uma redação excelente

Na redação, é possível encontrar uma série de erros que são tão recorrentes, que se torna fácil criar medidas para reverter esse quadro negativo. Dessa forma, professores contam com uma espécie de cartilha recheada de “mandamentos” para que seus alunos … Leia mais…

Read More

Inadmissível ou inadimissível

Uma palavra que gera bastante dúvidas na hora de escrever é o termo inadmissível ou inadimissível. Este vocábulo que significa algo intolerável, que não é aceitável e deve ser contestado se escreve sem a vogal “i”, de forma que a … Leia mais…

Read More

Erros mais cometidos em redações

É comum encontrar erros que se tornam padrões, nas redações, pela decorrência deles. No entanto, é possível corrigi-los rapidamente, assim que se tem uma noção aproximada do que tem feito de errado. A seguir, podemos conferir alguns desses erros mais … Leia mais…

Read More

De nada, denada ou dinada

O vocábulo de nada, dito geralmente em retribuição de um agradecimento, gera algumas dúvidas para muitas pessoas na maneira de escrevê-la, e também é comum vê-lo escrito como denada ou dinada. Mas estes dois termos estão errado, e para não … Leia mais…

Read More

Censura, censsura ou sensura

É bastante interessante como certas palavras da língua portuguesa podem confundir na hora de serem escritas, e o vocábulo censura é um deles. Esta palavra não é escrita com “ss” ou com “s” no começo, de forma que censsura e … Leia mais…

Read More