Rubrica ou Rúbrica

A palavra em questão é originada da palavra latina rubrica, devendo ser escrita corretamente desta maneira – rubrica, sem o acento agudo. Rubrica é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba bri como sílaba tônica. Geralmente, a palavra rúbrica é muito … Leia mais…

Read More

Sobrepõem ou Sobrepõe

As duas palavras em questão existem, porém são tempos verbais diferentes de um mesmo verbo conjugado – sobrepor. Saiba mais abaixo. Significado das palavras Sobrepõem e Sobrepõe Sobrepõem – forma conjugada do verbo sobrepor na 3ª pessoa do plural do presente … Leia mais…

Read More

Pudessemos ou Pudéssemos

A palavra em questão é uma palavra proparoxítona e, por isso, deve ser escrita corretamente desta maneira – pudéssemos. Devemos lembrar que, na Língua Portuguesa, todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas na antepenúltima sílaba da palavra. Significado da Palavra … Leia mais…

Read More

Aliás ou Alias

As palavras em questão existem e estão corretas, porém, com significados diferentes. Saiba mais a seguir. Significado das Palavras Aliás e Alias Aliás –  advérbio que sugere uma retificação, correção de algo que foi dito. É o mesmo que dizer … Leia mais…

Read More

Donatário ou doador

As duas palavras em questão existem, porém, com significados diferentes, neste caso, uma significa o contrário da outra. Saiba mais a seguir. Significado das Palavras Donatário e Doador Donatário – com origem na palavra latina donatarius, é um substantivo comum … Leia mais…

Read More

Tangerina ou tanjerina

Laranja-mimosa, vergamota, mexerica! Conhece essa fruta? Pois trata-se da tangerina, ou seria tanjerina? Veja aqui como escrever seu nome certo! Tangerina ou tanjerina O correto é tangerina e trata-se de uma fruta cítrica de origem asiática, muito conhecida por aqui. … Leia mais…

Read More

Pousar ou Posar

As duas palavras em questão existem e estão corretas, porém, com significados diferentes. Como são palavras escritas e pronunciadas de maneiras parecidas, são consideradas palavras parônimas.Veja a seguir. Origem das Palavras Pousar – vem da palavra em latim pausare. Posar … Leia mais…

Read More

De repente ou Derrepente

A palavra em questão é considerada uma locução adverbial, onde duas palavras atuam como um advérbio. Neste caso, a palavra é formada pela preposição de mais o substantivo repente, devendo ser escrita corretamente desta maneira – de repente. Significado da … Leia mais…

Read More

Comissão ou Comição

A palavra em questão tem origem na palavra latina comissio, devendo ser escrita corretamente desta maneira – comissão. Significado da Palavra Comissão Substantivo feminino que refere-se à uma incumbência, missão, tarefa, função, encargo. Significa também um grupo de pessoas com … Leia mais…

Read More

Enturmar ou Inturmar

A palavra em questão é formada a partir de derivação prefixal e sufixal, onde acrescenta-se um prefixo e um sufix a uma palavra que já existe. Neste caso, acrescentou-se o prefixo en e o sufixo ar à palavra turma e, portanto, … Leia mais…

Read More