Está ou Estar – Quando Usar?

Está e Estar são palavras corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. Está A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo …

Certo ou Serto

A forma correta de escrever a palavra é certo, com “c”. A palavra serto com “s” está errada e, portanto, as demais expressões, como “está serto”, “está serta” ou “sertamente” também estão incorretas. Significado de Certo A palavra certo significa: …

Excessão ou Exceção

A forma correta de escrever a palavra é exceção, com “ç”. A palavra excessão com dois “s” está errada e não deve ser utilizada. Significado de Exceção Exceção significa algo ou alguém que não pertence a um determinado padrão/grupo/contexto, que foi …

Mas ou Mais – Quando Usar Mais e Mas

As duas palavras estão corretas, porém devem ser usadas de formas diferentes. “Mas” dá ideia de oposição ou adversidade, enquanto “mais” indica ideia de quantidade e intensidade. Mas – Significado e Quando Usar A palavra mas dá ideia de oposição ou adversidade. Trata-se a uma conjunção adversativa, que …

Xarada ou Charada

A forma correta de escrever é charada, com ch. A palavra xarada está errada. Significado de Charada A palavra charada significa um enigma de adivinhação; uma piada. Trata-se de um substantivo feminino. Sinônimos de Charada Adivinhação; Adivinha; Enigma; Piada. Exemplos com …

Sínico ou Cínico

Ambas estão corretas: cínico com c significa pessoa sarcástica, que age com deboche ou descaso. Sínico com s significa “relativo à China“. Cínico A palavra cínico com “c” significa uma pessoa que age com cinismo e sarcasmo, que é inescrupulosa, imprudente, que age com …

Xará ou Chará – Com X ou com Ch

A forma correta de escrever é xará com x. A palavra chará, com “ch” é considerada errada. Isso acontece porque xará é uma palavra indígena, derivada do tupi. De acordo com as regras da Língua Portuguesa, palavras de origem indígena e …

Com certeza ou Concerteza junto ou separado

A forma correta de escrever é com certeza separado. A palavra concerteza não existe e está totalmente errada, assim como a palavra certesa também está incorreta. Significado de Com certeza Com certeza significa e expressa convicção, afirmar com segurança, mas …

Quis ou Quiz – Com s ou com z?

Quis com s significa uma forma conjugada do verbo querer no passado, enquanto quiz com z significa questionário, teste. Ambas as palavras estão corretas, mas possuem significados distintos. Quis A palavra quis com s significa uma forma conjugada do verbo querer no pretérito …

Seriguela ou Siriguela

A forma certa de escrever essa palavra é seriguela, com se. Muitas pessoas se confundem por conta da maneira de falar, já que em algumas localidades do Brasil as pessoas pronunciam essa palavra com “i”. Exemplos com Seriguela A seriguela …

Para ou Pra

Surgiu aquela dúvida na hora de escrever para e pra? Veja como usar cada uma da forma certa. O emprego das palavras “para” e “pra” está correto, desde que quando utilizadas como preposições. No entanto, deve-se atentar ao uso de …

Ler ou Lê?

As duas palavras estão corretas, e tem o mesmo significado, mas devem ser usadas em situações diferentes. Ler é o mesmo que decifrar letras ou códigos, precisando ou não da visão. Podemos ler qualquer coisa, sejam livros, cadernos, matérias, jornais …

Trás ou traz

As duas formas – trás e traz – existem e estão certas, mas possuem significados diferentes e devem ser usadas em situações diferentes Trás – Quando Usar? Sinônimos A palavra trás é usada para indicar algo atrás, na traseira ou …

Nessa ou Nesta?

Os dois pronomes estão certos, mas devem ser utilizados em ocasiões diferentes. Nesta é usado quando o objeto ou pessoa citada na frase está perto da pessoa que fala. Se você constrói uma frase sobre uma cama e essa cama …